quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

TEORIAS SOBRE MATEMATICA


1º  Tahan Malba
Júlio Cesar de Mello e Souza tornou-se conhecido por usar o pseudônimo Malba Tahan.
Tahan, era uma pessoa muito talentosa no que se diz respeito a Matemática, ele sempre procurava solucionar os problemas Matemáticos com maneiras inusitadas, o que chamava a atenção da sociedade por onde ele passava.
A matemática que ele apresentava era vista por muitos como uma matéria encantadora, pois a formulas que ele usava pra resolver os problemas era inovadora.
Ele procurava interpretar os problemas da melhor maneira possível, deixando de lado muitos conceitos e tradições que para ele só servia como uma teoria que não trazia nenhum aprendizado.
Tahan procura sempre trabalhar embasado na ciência e na imaginação, o que para os críticos era algo intolerável. Fazendo uma fusão dessas técnicas ganhava respeito e admiração. Por mais “ diferenciadas” que fossem suas técnicas ele sempre passava a Matemática como uma matéria apaixonante em que os alunos poderiam de fato ter um aprendizado objetivo e significativo.

2º Kamii Constance
De acordo com Kamii, Constance, desenvolver e exercitar os aspectos lógicos do número com atividades pré-numéricas (seriação, classificação e correspondência termo a termo) é uma aplicação equivocada da pesquisa de Jean Piaget (1896-1980). Na realidade, o cientista suíço tinha preocupações epistemológicas e não didáticas. Sabe-se que as noções numéricas são desenvolvidas com base nos intercâmbios dos pequenos com o ambiente e, portanto, não dependem da autorização dos adultos para que ocorram. Ninguém espera chegar aos 6 anos para começar a perguntar sobre os números.
Constance, enfatiza que uma criança ativa e curiosa não aprende Matemática memorizando, repetindo e exercitando, mas resolvendo situações-problema, enfrentando obstáculos cognitivos e utilizando os conhecimentos que sejam frutos de sua inserção familiar e social.
Podendo concluir que Tahan, tinha um ponto de vista muito matemático e filosófico, que sempre era acompanhado de um raciocínio lógico preciso e exato na resolução dos problemas.

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