quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

INTERVENÇÃO DO PROFESSOR EM RELAÇÃO AO ABACO


O Professor vai escolher um aluno da classe, em seguida vai fazer a seguinte pergunta: Joãozinho onde se localiza as unidades no ábaco aberto?
Em seguida mantendo o mesmo raciocínio, a professora vai dar continuidade na aula, mantendo o foco no ábaco, ela vai perguntar de uma maneira geral para toda classe o seguinte: Classe dez bolinhas na haste da unidade equivale a... ???
E por último a professora solicita aos alunos que eles representem no ábaco o ano de Nascimento de cada aluno, essa atividade pode ser vista como forma de Avaliação. Para que a Professora  possa perceber os alunos que ainda tem dificuldades para representação no ábaco, trabalhando então em cima delas.
Antes de se trabalhar  as atividades citadas acima, a professora trabalho com a classe todo o sistema de numeração proporcionado através do ábaco, os alunos tinham a professora dando a teoria do “material” a ser trabalhado, e cada aluno com um ábaco em mãos trabalhando dentro da prática.
A atividade elabora foi realizada com alunos do 3 º Ano, com idades de 8 anos, todos alfabetizados, com uma boa aptidão para realizar as atividades propostas.

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